Afirmação ou questionamento?
Isto foi algo que li, não faz muito, e ficou ronronando à mente como um gato entre pernas.
Em afirmação, valorizei a percepção de que "fotografar" é um clic da alma. Vamos registrando com emoções e sentidos o que nos guarda em íntimo e nos promove um mix de análises momentâneas ou que retomam em "apuros" no estágio devido.
Em pergunta, veio a dúvida de outros cotidianos que também aguçam sentidos aportados a eles, como a música, cujo registro simplista é dado a audição. Sendo premissa de que não ouvimos sem o "coração" - fica o exemplo do batuque dos tambores no movimento da carne, quando colocamos os pés no chão e a força que leva o estrondo da nota faz o chão abalar também o corpo - um tato! Um todo!
Definitivamente nada é apenas UNO quando falamos de "fotografar" o que nos move e modifica: a vida - porque o sentir e os sentidos não caminham separados.
Se você vê, você também "ouve"....isto me fez recordar um quadro de um dos seguidores de CARAVAGGIO onde a voz saltava aos olhos, mesmo em "surdez".
Fiquei um tempo alerta tentando "ouvir"o que PEDRO dizia ao seu "acusador".
A negação de Pedro - Mattia Preti
Creio que a designação de fotografia ( foto = luz ) + ( grafia = escrita ) - ( escrever com luz ) é a referência que encontro para o sentir, o perceber, o imaginar...pois faz-se luz em nós quando tocados pelo desenho cotidiano da arte de viver.
O que acaba fazendo da pergunta uma afirmação.
Deixo para complemento, outro quadro de um dos seguidores de Caravaggio - Maria Madalena após um ato de penitência.
Desta obra, me inspiram a luz do prazer pós maculação. Entendo também o alívio reverberado pelo corpo, cuja postura das mãos e da cabeça emitem os sons do deleite. Há muito para transitar.
Mais um exemplo da obra de Guido Cagnacci - que dedicou-se em parte ao ar da sedução e do sensual. Adoro o olhar nesta obra, a postura das mãos e o reclinar do pescoço.
Nota : vide o detalhe da serpente em seu braço.
A INDICAÇÃO DE LINK DA POSTAGEM DE HJ ( Godard - O desprezo )
Nenhum comentário:
Postar um comentário